Olá!
Esta é a nossa newsletter quinzenal em que compartilhamos notícias sobre a Votorantim e as empresas do nosso portfólio, além de atualizações e insights sobre o mercado.
Descarbonização em destaque na B3
O Grupo CCR está presente pelo 14º ano consecutivo no Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, que reconhece as empresas de capital aberto com as melhores práticas no reporte de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A companhia faz parte de uma seleta lista de 64 organizações de diferentes setores da economia que ingressaram na carteira do ICO2 referente ao período de janeiro a abril de 2025. Para ingressar no índice, as empresas devem estar entre as 75% que menos emitem em relação ao seu faturamento. O Grupo CCR tem outros marcos em sua jornada de descarbonização, como, por exemplo, ser a primeira empresa do setor de infraestrutura e mobilidade a ter metas aprovadas pela SBTi.
Recuperação de áreas mineradas
A CBA | Companhia Brasileira de Alumínio recebeu a primeira Declaração de Recuperação Ambiental de áreas mineradas para conservação ambiental do estado de Minas Gerais, emitida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM). O documento atesta a completa restauração e recuperação das áreas usadas pela CBA para extração de bauxita no município de Descoberto, na Zona da Mata mineira. “Este é um exemplo claro de que a nossa mineração caminha lado a lado com o meio ambiente e a atividade rural”, diz Christian Fonseca de Andrade, gerente de mineração da CBA.
Avanços em descarbonização
O ano de 2025 já começa como um marco para a descarbonização no Brasil. Com a regulamentação do mercado de créditos de carbono e a realização da COP30 em Belém (PA), o país ganha destaque nas discussões globais sobre mudanças climáticas e sustentabilidade. Fabio Cirilo, gerente de Ecoeficiência e Energia da VC, compartilhou, em um artigo sobre os avanços e tendências na descarbonização da indústria brasileira, como a companhia tem atuado nesse cenário.