O ano de 2022 validou a convicção de que a Votorantim cria valor para os acionistas, parceiros, colaboradores e sociedade. Afinal, tem uma estratégia robusta de longo prazo e clareza de seus investimentos e compromissos sociais.
Em mais um período em que eventos sanitários, políticos e climáticos acometeram o mundo, gerando um cenário de incerteza e de maior volatilidade nos mercados financeiros, tanto globalmente quanto no Brasil, continuamos executando nossa estratégia e avançando em nossos investimentos. Isso demonstra a nossa habilidade de administrar o curto prazo com prudência enquanto investimos na transformação de longo prazo do nosso portfólio.
O Conselho de Administração da Votorantim cumpriu seu papel ao estimular e aprovar decisões de investimentos e a criação de negócios que vão moldar o nosso futuro. Entre as principais movimentações, destaco a entrada no setor de infraestrutura, a consolidação da atuação em energia limpa e renovável e a criação de um veículo de investimento em negócios de alto crescimento e novas tecnologias no Brasil. Os detalhes dessas transações podem ser encontrados neste ‘Relatório Anual de 2022’.
As movimentações citadas, por sua vez, evidenciam outra característica na forma que fazemos negócios: a nossa capacidade de associação. Ao longo do ano, nos unimos a parceiros institucionais, o que nos permitiu investir com mais eficiência e abrir uma ampla gama de oportunidades que contribuem diretamente para o nosso objetivo de diversificação de ativos.
O trabalho colaborativo pode ser percebido para além dos novos negócios. Terminamos o ano de 2022 investindo em dez setores, por meio de companhias listadas e não listadas, além de ativos líquidos. Em todas elas, participamos da governança, o que nos permite dar apoio e acompanhar de perto a evolução de suas atividades. No papel de investidor engajado, também influenciamos para que cada um dos negócios adote as melhores práticas dos setores em que atua, respeitando a autonomia dada a cada uma das empresas.
Como membros do conselho, temos também o papel de orientar movimentos de alocação de capital de acordo com nossas diretrizes de investimento e com o DNA da Votorantim. Isso inclui, naturalmente, um olhar para as tendências contemporâneas, como por exemplo a descarbonização — processo no qual pretendemos atuar fortemente, e que, já em 2022, apresentou importantes resultados, com utilização de metodologias sem precedentes no mercado: a certificação internacionalmente reconhecida REDD+ para o bioma do Cerrado e o Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) para a Mata Atlântica.
Esses e outros resultados, todos detalhados neste Relatório, só foram possíveis graças ao trabalho dos funcionários da Votorantim, das nossas empresas e da confiança depositada pelos acionistas. Destaco também o fortalecimento dos conselhos e comitês das empresas. A governança é um elemento fundamental para o sucesso da Votorantim e é um órgão que está em constante evolução.
Com capital paciente, otimismo e prontidão para avançar, seguimos em 2023 com o mesmo compromisso de investir e dar continuidade em nossa estratégia, gerando sempre impacto positivo para a sociedade.
Eduardo Vassimon
Presidente do Conselho de Administração da Votorantim