Olá!
Esta é a nossa newsletter quinzenal em que compartilhamos notícias sobre a Votorantim e as empresas do nosso portfólio, além de atualizações e insights sobre o mercado.
Climate Week
Na última semana, Nova York foi palco da Climate Week, um dos mais importantes encontros sobre clima do mundo, que reúne empresas, ONGs e sociedade para discutir a mitigação das mudanças climáticas. Além de participar de diversos painéis e discussões por meio de executivos das empresas do nosso portfólio, realizamos dois eventos proprietários em nosso escritório na cidade.
No evento “Produção e Conservação: um ciclo virtuoso rumo à sustentabilidade”, Citrosuco, Reservas Votorantim e ECCON apresentaram a nova metodologia PSA Carbon Agro Perene, que gera créditos de carbono em áreas rurais. Já com o debate “Geração de Créditos de Carbono no Brasil além da Amazônia: as grandes oportunidades do Pantanal”, exclusivo para investidores e compradores de VCU, Reservas e ECCON apresentaram o REDD Pantanal, recente adição ao portfólio de carbono da companhia, que contribuirá para a conservação do bioma e a mitigação das mudanças climáticas.
Nosso protagonismo em ocasiões como essas fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento de negócios sustentáveis e aumenta a visibilidade de nossos projetos para o público internacional.
Reforço do Brasil na agenda do clima
A Votorantim e as empresas do portfólio também estiveram presentes em eventos em Nova York que antecederam a Climate Week. No dia 18, aconteceu o Brazil Climate Summit, fórum que tem o objetivo de posicionar o país como um centro global para soluções climáticas. Durante o evento, Reservas Votorantim, B3 e ECCON anunciaram a criação da primeira plataforma nacional de negociação de créditos de carbono. Já no dia 19, o Brazil-US Climate Impact Summit, da Amcham e do Valor Econômico, reuniu líderes do Brasil e dos EUA para debater sustentabilidade e transição energética. “Tanto o Brasil como os Estados Unidos são líderes globais em clima, energia e agronegócio, e uma área de intercessão entre esses temas é o biocombustível. Precisamos crescer numa taxa anual de 11% por ano até 2030, e ambos os países estão preparados para fazer isso acontecer”, disse Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil, em dos painéis.
Nos dias 19 e 20, aconteceu também o SDGs in Brazil, do Pacto Global da ONU. O evento é considerado o maior encontro de sustentabilidade corporativa do mundo e reúne centenas de altas lideranças para debater temas como meio ambiente, direitos humanos, trabalho, integridade e finanças. Por fim, no dia 21, o Instituto Votorantim marcou presença no Summit of the Future, que contou com a presença de líderes mundiais para criar um novo consenso internacional a respeito do presente e do futuro.
Créditos de carbono na B3
Reservas Votorantim, B3 e ECCON anunciaram a criação da primeira plataforma nacional de negociação de créditos de carbono. A iniciativa foi divulgada durante o Brazil Climate Summit e será implementada em 2025, permitindo que projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) sejam registrados, baseados na metodologia PSA Carbonflor, lançada por RV e ECCON no último ano. A ideia é facilitar o acesso às informações sobre os projetos e acelerar as emissões de créditos de carbono, permitindo às empresas compensarem suas emissões de gases do efeito estufa (GEE). A plataforma já conta com o apoio do Grupo CCR, que será a primeira empresa a adquirir créditos que serão registrados na iniciativa.