Mercado imobiliário como estratégia de resiliência no Brasil e nos EUA

Por Haig Apovian, diretor de Investimentos da Altre baseado no escritório da Altre em NY.

O ritmo intenso nos mercados brasileiro e americano, neste ano, demandou da equipe da Altre um olhar bastante acurado sobre como gerar boas oportunidades aos investidores de real estate, compromisso que está na raiz do nosso propósito.

Criada há pouco mais de três anos, a Altre nasceu do desejo da Votorantim de desenvolver uma área de negócios capaz de gerir e trazer resultados a partir de um amplo portfólio de ativos imobiliários, situados em diversas cidades brasileiras. Uma vez que a estrutura foi criada, novos ativos passaram a ser considerados, originando um modelo de plataforma de investimentos imobiliários.

Esse mindset nos permitiu expandir nossos horizontes e mirar uma operação nos Estados Unidos, tarefa que, desde 2023, desempenho junto ao time da Altre baseado em Nova York, atuando em total sintonia com a nossa sede em São Paulo. Um dos primeiros frutos desse trabalho foi colhido ainda ano passado, quando fechamos nosso primeiro investimento em território americano: em um imóvel residencial multifamily em Chicago.

Nosso papel na Altre é criar posições consistentes e que desempenhem bem no longo prazo. Isso, é claro, sem deixarmos de observar o panorama brasileiro e as dinâmicas do mercado local. Em um momento de volatilidade global, a capacidade de viabilizar as melhores oportunidades tanto em dólar quanto em real, sempre ancoradas em um mercado rentável e robusto como o imobiliário, é nosso melhor ativo.